Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 – Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996) é considerado o mais importante compositor do rock brasileiro e agora vai virar filme.
O filme do diretor e produtor Antonio Carlos da Fontoura e do roteirista Marcos Bernstein, intitulado Somos Tão Jovens, conta justamente a história do cantor e compositor à partir da sua adolescência, justamente na parte em Renato é acometido pela doença degenerativa e se refugia na música e na poesia.
Em 1975, aos quinze anos, Renato começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos. Durante o período de tratamento Renato se dedicou quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos.
Infeliz e desajustado, ele só encontra consolo no sonho de se tornar o líder de uma grande banda de rock. Uma vez curado ele descobre no movimento punk uma saída para seu sentimento de inadequação, adota o nome de Renato Russo e forma com amigos da Turma da Colina a banda Aborto Elétrico, compondo as contundentes Que País é Este? Tédio, Música Urbana e Geração Coca Cola.
Desencantado com a falta de repercussão de seu trabalho, ele deixa a banda e passa a se apresentar sozinho como O Trovador Solitário, para tanto criando canções mais narrativas, como Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.
Embora rejeitadas pelos punk brasilienses as novas canções conseguem despertar atenção em outros círculos e Renato retoma seu sonho de criar uma grande banda, convidando Bonfá e Dado para formar a Legião Urbana. Na primeira apresentação em Minas a banda seduz o público jovem, mas é detida por sua atitude contestadora.
De volta à Brasília a Legião conquista mais fãs, até deixar a cidade para se apresentar em 1982 no Circo Voador, Rio de Janeiro, iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil e Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro.
O elenco conta com Thiago Mendonça no papel de Renato Russo, Conrado Godoy como Bonfá e Nicolau Villa-Lobos, filho de Dado Villa-Lobos interpretando o pai. Além dos atores: Sandra Corveloni, Marcos Brenda, Bianca Comparato, Laila Zaid, Bruno Torres, Edu Moraes, Ibsen Perucci e muito mais.
Somos Tão Jovens ainda não tem data de estréia prevista, mas já sairam as primeiras imagens das gravações já foram divulgadas:
0 comentários:
Postar um comentário