terça-feira, 16 de março de 2010

Sono polifásico

"O sono polifásico é um padrão de sono alternativo no qual o tempo dedicado ao descanso pode ser reduzido em até duas horas por dia sem causar danos a saúde. Ele é atingido pela separação do período de sono em momentos mais curtos e espaçados.Esse tipo de cronograma não deve ser seguido por mais de 6 meses, segundo os médicos. Siga-o apenas em casos especiais, como algum grande projeto, estudos (vestibular), viagens especiais e outros tipos de compromissos que exijam muito tempo."

"O termo sono polifásico por si só significa apenas a prática de dormir múltiplas vezes em um período de 24 horas, mas não sugere qualquer cronograma em particular. Desta forma, nomes específicos são usados para designar diferentes métodos:
  • "Uberman" é o nome dado ao mais rígido e mais bem conhecido tipo de sono polifásico. Consiste em seis cochilos de 20 minutos. Segundo o neurologista Claudio Stampi, criador do Chronobiology Research Institute, em Boston, nos Estados Unidos, o sono polifásico funciona melhor quando não é feito em horários rígidos. "Você terá o melhor aproveitamento quando sentir que é o momento certo para dormir. É como um trem que você deve pegar, mas que não tem hora certa para passar", e não se deve ultrapassar os 20 minutos de cochilo. Ao passar desse limite, a pessoa entra em um sono mais profundo e torna-se mais difícil acordar.
  • "Everyman" é uma variante do Uberman na qual um bloco de sono mais longo é adicionado ao cronograma substituindo um ou dois dos cochilos. O termo é usado também para descrever um período de sono acidental maior, que eventualmente ocorram para pessoas em fase de adaptação do método Uberman.
Buckminster Fuller sugeriu numa edição da revista Time em outubro de 1943 outra variante do sono polifásico batizada de "Dymaxion Sleep". O regime consiste em períodos de sono de 30 minutos a cada seis horas. De acordo com o artigo, Fuller seguiu este método por dois anos antes de abandoná-lo devido a conflitos com seus sócios que "insistiram em continuar dormindo como antigamente".

Dormir 2 horas por dia, muita gente acha isso loucura, é digamos eu também que fiquei um pouco assim, mas so o fato de eu ter mais tempo p/estudar, pensei vamos lá...
Li relatos de pessoas que dizem que os primeiros dias são torturantes, já que o cérebro não está acostumado a esse novo ritmo, mas que em 5 dias, no máximo 15 dias, o organismo já está totalment adaptado e o resultado é surpreendente.

Tem que ter disciplina. MUITA disciplina e ser militar consigo mesmo.Começei o sono polifásico dia 16 de março de 2010, senti um pouco de diferença, um leve desconforto. Mas li em outros artigos  pessoas que sofreram muito, que desistiram e depois tentaram de novo. Até agora não encontrei nenhum problema

Vantagens
  • Mais energia e disposição;
  • Mais tempo, obviamente (22 horas acordado por dia);
  • A mente funciona melhor;
  • Sonhos vívidos;
  • Vida mais organizada. Pois você sempre dorme e acorda nos mesmos horários, podendo então manter uma agenda organizada. Seja pessoal, seja profissional.
  • Alimentação mais saudável, pois pelo fator acima, você sempre come nos mesmos horários e controla, de modo que não se sinta estufado (que possa vir a atrapalhar seu sono).
Desvantagens
  • O começo é muito, muito ruim. (Dizem). POde levar de 5 a 15 dias para se adaptar.
  • Desconexão com o mundo. O mundo é monofásico, compromissos devem ser mudados para se adaptarem ao seu cronograma; (no meu caso, eu organizei meu cronograma do sono seguindo meus horários da faculdade e por sorte não tive problema algum)
  • Você pode sofrer alguns preconceitos e falta de apoio no começo (eu sofri, na verdade ninguém acredita que eu posso);
  • Tédio. Só pratique se você realmente tenha o que fazer. Sugestão: faça uma lista de tarefas que queira fazer todo dia antes de iniciar Sono Polifásico;
Ganho de tempo
  • Dormindo 8 horas por dia dá um total de 2.880 horas por ano.
  • Quando em Sono Polifásico, 2 horas dormidas por dia dá um total de 720 horas anuais.
  • A diferença é de 2.160 horas ou 3 meses! São 3 meses a mais ganhos devido ao sono otimizado. Em 3 meses é possível fazer MUITA coisa.
OBS: Apenas uma estimativa. Não leva em conta dias que perdemos a hora, dormimos menos e meses com menos dias.

Dicas
  • Procure não perder nenhum cochilo e muito menos ter cochilos interrompidos. Se você perder um cochilo, não durma antes do próximo. Durma sempre nos mesmos horários.
  • Perdeu a hora? É muito ruim. Mas mesmo assim você deve pegar os outros cochilos do dia. Seu corpo deve estar acostumado a dormir nos horários definidos.
  • Procure comer logo após cada cochilo e não antes de deitar.
  • Pratique exercícios / esportes diários. Isso ajuda a desenvolver o corpo e estimular a energia, ainda mais nessas 22 horas acordado por dia. Eu por exemplo ando de bicicleta todo dia das 7:00 às 7:45. Nos dias que não ando eu não durmo direito.
  • Tome muita água e suco. Evite refrigerantes e bebida alcóolica. Procure tomar pelo menos 2 copos de água entre cada cochilo.
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Se você estiver muito carregado, Sono Polifásico não vai dar certo.
Mais informações, incluindo informações técnicas
Textos em Português
Textos em inglês

2 comentários:

Doanny Lira disse...

Sério eu tentei de verdade, na primeira semana, você fica igualzinho um zumbi, mas depois o organismo acostuma, e vc já nem percebe que ta dormindo pouco! O importante é não quebrar a rotina (os intervalos), da uma canseira muito grande. Ter disciplina é essencial para quem quer fazer sono polifásico. Eu indico apenas para aquelas pessoas que realmente necessitam ficar mais tempo, como estudantes em períodos de TCC, pesquisa experimental, trabalhos longos,e etc, não para pessoas que querem apenas ficar até tarde, jogando ou nas redes sociais, é perca de tempo!!

Yuri disse...

É mesmo, tmbm qria fazer, mas não sei se tenho coragem, gosto muito de dormir.

Postar um comentário